A cozinha vem ganhando destaque nas casas dos brasileiros nos últimos anos. Esse cômodo antigamente era visto somente como um lugar de preparo dos alimentos e tarefas domésticas. Agora, o espaço é visto como um local de interação. 

Então, além de ser um espaço funcional, as pessoas querem uma cozinha bonita que atenda às necessidades, criando um espaço onde seja possível cozinhar de forma prazerosa e receber amigos.

Além disso, na correria do dia a dia, precisamos ser práticos. Sendo assim, esse ambiente precisa ser bem planejado. 

Por isso, separamos cinco dicas para decorar sua cozinha.

1. Armários

Seja qual for seu modelo de cozinha, grande, média ou pequena, um item essencial são os armários. Se eles forem feitos sob medida melhor ainda. 

Mas se não conseguir, é possível adaptar alguns já prontos no mercado. Na hora de escolher esses armários é preciso pensar em tudo que você precisa guardar ali. Escolher o material correto que seja fácil de limpar, por exemplo. 

A altura dos moradores é outro ponto para pensar. Não adiantará posicionar os armários ou prateleiras altos ou baixos demais, dificultando seu acesso.

2. Iluminação

A iluminação da cozinha é muito importante, principalmente nas áreas de trabalho, como nas bancadas e no fogão. O projeto de iluminação deve favorecer o preparo dos alimentos.  

A recomendação é sempre aproveitar ao máximo a luz natural. Outra dica é acrescentar luzes de LED ou embutidas nos armários.

3. Eletrodomésticos

Não saia comprando os eletrodomésticos aleatoriamente. É preciso pensar em todas as partes da cozinha. Vai ser um fogão ou cooktop? É preciso de um planejamento para saber onde tem a tomada para colocar geladeira, por exemplo. 

E não adianta comprar uma geladeira grande para um espaço pequeno. Então pense em tudo que você precisa, veja medidas dos espaços e só depois compre os eletrodomésticos. 

4. Revestimentos

Os revestimentos na cozinha são fundamentais. Colocar revestimentos atraentes traz personalidade para a cozinha e deixa o ambiente charmoso. 

Além disso, protege a parede de gorduras e demais substâncias que possam respingar, sendo uma superfície de fácil manutenção. 

A escolha deve ser de acordo com sua personalidade e alinhado com toda decoração do cômodo.

5. Bancadas

Na hora de projetar a bancada, é preciso levar em consideração os pontos de saída de água disponibilizados pela construtora. A bancada deve ter um tamanho suficiente para preparar uma receita e montar um prato. Também precisa ter uma altura agradável para quem cozinha ter uma postura adequada. 

As cozinhas devem ser bem pensadas e planejadas para que, além de estéticamente bonitas e agradáveis, sejam funcionais, práticas e facilitem a execução das tarefas diárias.

Quer mais ideias para decorar sua cozinha? Venha conhecer os sobrados decorados do Condomínio Veredas da Alvorada. São três modelos de cozinha com decoração clássica à moderna, com muitas ideias para te inspirar.