A compra de uma casa, apartamento ou sobrado é para muitas pessoas uma das principais aquisições de toda a vida. Portanto, na hora de comprar esse bem durável, é preciso cautela e um dos principais fatores que influenciam na satisfação de um cliente, é a escolha de uma boa construtora.

Um dos pontos a se analisar na hora de escolher a construtora que mais se adequa ao seu perfil é observar se ela tem algum tipo de certificação, como por exemplo, o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que é um instrumento do Governo Federal, que tem como objetivo organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

De acordo com o mestre em Engenharia, Fausto Carraro, o PBQP-H estabeleceu requisitos de gestão e de qualidade para os fabricantes, construtores e desenvolvedores de soluções tecnológicas para a construção. Carraro explica que o maior beneficiário dessa certificação é o cliente. “Mal comparando, seria o equivalente à diferença entre comprar carne com ou sem selo de inspeção sanitária. Significa que toda carne com selo é perfeita e toda carne sem selo é inadequada para consumo? Não! Mas a probabilidade de problemas com o produto inspecionado tende a ser menor. Para o cliente, o benefício é imediato: é a certeza de que a construtora passou por um processo terceirizado, imparcial, de avaliação de seus processos e da qualidade potencial de seus serviços”, afirma o engenheiro.

O Condomínio Veredas da Alvorada, desde o seu início, se preparou para obter essa certificação e conseguiu de maneira extraordinária. Em média, todo o processo de implantação de certificação no PBQP-H dura por volta de um semestre. Já o do Veredas, durou exatos dois meses, sendo considerado um recorde nacional, se tornando um “case” de sucesso que já foi até apresentado na escola de engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e em alguns cursos de pós-graduação do estado.

Para Fausto Carraro, que trabalhou para a conquista dessa certificação da Construtora Veredas, alguns pontos foram cruciais para velocidade de aprovação. “Uma diretoria totalmente comprometida com a qualidade do que faz, a escolha “a dedo” de uma equipe de obra muito caprichosa e responsável, o DNA da qualidade “correndo nas veias” do limite de seu conhecimento técnico e por fim, uma pequena ajuda deste que vos escreve”, destaca Carraro.

Já em relação à estrutura, o engenheiro aponta alguns elementos presentes no Condomínio Veredas da Alvorada, que fizeram toda a diferença, como por exemplo, o fato de o Veredas ser a primeira obra de sobrados de médio-alto padrão em Goiás a realizar ensaio de desempenho acústico da fachada e cobertura, garantindo um sono mais tranquilo para os moradores. Além disso, o condomínio conta uma análise computacional de desempenho térmico e lumínico realizado por um dos mais renomados especialistas do Brasil na área, o professor Lêonidas Albanos. Na prática, isso proporciona ao morador, uma casa fresca nos dias quentes e aconchegante nos dias frios.

O engenheiro Fausto Carraro ainda convida você e toda a sua família para conferir de perto os nossos decorados. “Recomendo fortemente que quem nos lê, visite as casas-modelo do empreendimento Veredas da Alvorada e confira por si mesmo. É de uma qualidade surpreendente”.