Quando falamos em inteligência artificial, muitas pessoas ainda imaginam um cenário futurista, aplicado apenas em robôs humanóides. Mas, esse recurso já existe e pode ser encontrado em diversos aparelhos. 

O assunto ainda é novo para muita gente, mas o uso da inteligência artificial é crescente. E por que não em casa?

Desde portas automáticas, passando por iluminação e distribuição inteligente de água, tudo é composto por um sistema com um tipo de inteligência artificial, que facilita a nossa vida e torna algumas funções mais eficazes. 

Então, para entender como a inteligência artificial pode ajudar um condomínio, precisamos conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia, que com certeza chegou para ficar. 

O que é inteligência artificial?

A IA, como também é conhecida a inteligência artificial, foi criada para aperfeiçoar algum aparelho tecnológico ou alguma função que determinado aparelho exerce. 

Em termos mais práticos, a IA é uma ciência da computação que, uma vez instalado, se torna independente da racionalidade humana. Além disso, um dispositivo com IA pode aprender coisas novas e solucionar problemas, bem como tomar decisões. 

Criada inicialmente para analisar dados complexos e controlar grandes máquinas, a IA já está presente até mesmo em aparelhos domésticos, como geladeiras, fogões e televisores, por exemplo. 

Bom, até aqui já é possível perceber como a inteligência artificial entrou em nossas vidas e a gente não se deu conta. Mas, você ainda deve estar se perguntando: como a inteligência artificial pode ajudar em casa? 

Confira no tópico a seguir: 

A casa do “futuro” 

Com aparelhos conectados à internet, você tem a possibilidade de controlar alguns recursos fundamentais que vão facilitar a sua vida. Atualmente, existem mecanismos que permitem o controle das luzes. 

Pode ser através de sensores, que detectam a presença de uma pessoa e automaticamente acionam as luzes. Quando a pessoa se afasta, as luzes se apagam sozinhas. 

Dessa forma, as lâmpadas só são ligadas quando necessário e desligam quando entendem que não há ninguém no ambiente, trazendo economia na conta de luz, além de muita modernidade. 

Sensores de abertura de portas e janelas, sensores de movimento e presença e controle remoto do alarme. Essas são algumas das diversas possibilidades de trazer mais segurança e conforto para sua casa. 

Com inteligência artificial, você pode ter uma casa conectada com o seu celular, acionando alarmes à distância, bem como observando tudo o que acontece enquanto você está fora de casa. 

Com um aplicativo de celular, você pode configurar a casa inteligente para que o sistema possa ajustar a temperatura, acionar a televisão ou o som ambiente e iniciar a preparação do café ou do jantar, por exemplo, bem antes de chegar em casa.

Outro recurso muito interessante é o smart plug, também conhecido como tomada inteligente. Com ele você pode deixar carregadores e eletrodomésticos ligados na tomada o dia todo e simplesmente cortar o fornecimento de energia para eles com um comando simples do celular ou pelo assistente de voz.

Viu só a quantidade de vantagens que uma casa com inteligência artificial pode oferecer?

Todas as casas do Veredas da Alvorada já são entregues com a estrutura adequada para receber essa tecnologia. Você não vai precisar fazer reformas ou mesmo ter que trocar sistemas elétricos para automatizar sua casa. 

E se você quer vivenciar um pouco de como é ter uma casa assim, agende uma visita no nosso sobrado decorado e venha ter essa experiência.