Embora seja um espaço geralmente esquecido e bagunçado a área de serviço é fundamental em uma casa. No local são mantidos muitos utensílios, como máquina de lavar, secar, tábua de passar e produtos de limpeza. Além disso, é um ambiente que serve, muitas vezes, como depósito de objetos que usamos apenas em casualidades. Mas saiba que é possível aproveitar todo esse espaço e deixar esse cantinho da casa bonito e funcional.

Geralmente em casas esse espaço é maior e tem diversas possibilidades. Confira algumas dicas para montar sua área de serviço.

Na hora de projetar é preciso pensar em detalhes como altura adequada do tanque, onde irá instalar o varal, pontos hidráulicos e elétricos.  Depois disso vem os móveis. Assim como na cozinha o ideal é fazer móveis planejados para aproveitar cada espaço.

Os armários são essenciais para uma perfeita organização. Eles são usados para guardar materiais de limpeza, ferramentas, roupa sujas, entre outras coisas. Uma dica é usar armários ou nichos em pontos elevados para manter produtos perigosos longe do alcance de crianças.

Uma dica de arquitetos é ter nesse espaço uma boa bancada de serviço. Esse espaço é muito útil para auxiliar em tarefas rotineiras. É possível ainda colocar o varal nesse espaço, mas tudo deve ser pensado para não atrapalhar a circulação. Hoje no mercado é possível encontrar diversos modelos, como:  varais de teto, varais retráteis de parede, varais de chão, entre outros.

A tábua de passar é um objeto que deve ser considerado na hora de planejar o mobiliário. É um objeto que pode ser embutido nos armários ou uma tábua móvel, mas que irá precisar de espaço para ser montada e guardada. E na hora de comprar é preciso escolher uma de acordo com suas necessidades. O ideal é optar por uma tábua com altura regulável a sua altura e de um material resistente.

Só porque se trata de uma área não costuma ser apresentada às visitas, não precisa ser um ambiente desorganizado.  Mas por ter muita coisa nesse espaço ele não pode ser bagunçado, tem que ser funcional. Todos os produtos devem ser guardados nos armários para que tudo fique alinhado no dia a dia. Cestos organizadores são essenciais para manter tudo no lugar.

E para quem gosta de decoração, neste espaço também é possível usar cores, colocar papel de parede, colocar quadros, plantas ou até mesmo montar uma horta.