Quem é que não sonha em ter uma casa própria? Pois é, segundo um estudo da Datastore, esse é um desejo que mais de 13 milhões de famílias brasileiras pretendem realizar em até dois anos. Mas para conquistar o tão esperado imóvel, é preciso um bom planejamento financeiro para não se endividar ou frustrar. 

De acordo com o consultor especialista em mercado de intermediação e consultorias imobiliárias, Marcus Paulo Faustino, antes de investir em um imóvel é preciso avaliar a sua situação financeira e colocar tudo na ponta do lápis.

“Crie uma planilha para entender quais são suas despesas fixas e variáveis e o quanto elas despendem em relação à sua renda. Assim você poderá compreender qual é o seu limite para os valores de parcelas. Além disso, você poderá estimar qual será o momento ideal para comprar seu imóvel, se é agora ou se vale a pena poupar e esperarn”.

Quem tem dinheiro para comprar uma casa à vista acaba saindo em vantagem  pois pode conseguir maiores descontos, de acordo com o consultor. Uma boa negociação também faz toda a diferença, por exemplo: se o cliente deseja financiar o imóvel,  quanto maior a entrada, melhor o seu poder de negociação além de maiores as chances de conseguir a aprovação do banco. Se o imóvel estiver na planta ainda é possível, em alguns casos parcelar a entrada com a própria construtora.

A situação é diferente para quem já possui uma residência e pretende comprar uma maior. De acordo com o consultor Marcos Paulo, antes de fechar um negócio é importante pensar bem e analisar a situação nos mínimos detalhes.

“Se um bem já não é mais tão vantajoso, ou se já está em desvalorização, o mais indicado é se desfazer dele para adquirir algo melhor. A lógica é continuamente migrar para a árvore que dará mais frutos, sempre é claro, com consciência, sem dar passos maiores do que as pernas”.

Um dos caminhos para ajudar nesse processo de compra de uma casa maior para quem já tem uma, é a permuta. Esse processo é mais demorado porém, proporciona uma melhor negociação no futuro. Uma vez que você vende seu imóvel, escolher um novo será uma tarefa bem mais fácil e prazerosa. 

E que tal financiar um novo imóvel e alugar o seu antigo? Essa também é uma opção viável, pois você pode usar este dinheiro para pagar as parcelas do financiamento. Desta forma, você preserva e aumenta seu patrimônio. E quando as parcelas acabarem, o empreendimento será uma fonte de renda extra.

Dica valiosa: Antes de finalizar qualquer negociação, fique atento às condições de pagamento, incluindo juros, correções e outras possíveis taxas. O planejamento financeiro é sempre o melhor caminho, se necessário conte com a ajuda de um consultor imobiliário.

E se você estiver procurando um imóvel de alto padrão, que vai te proporcionar a tranquilidade, conforto e segurança que você e sua família merecem, eu te convido a conhecer os sobrados do Condomínio Veredas da Alvorada, em Aparecida de Goiânia.

Agende uma visita com nossos corretores e não perca essa oportunidade de realizar você também o seu sonho da casa própria.