O mês de junho é marcado por diversas datas relacionadas a sustentabilidade. Tem o dia do meio ambiente, reciclagem e educação ambiental. A cada dia precisamos ficar mais conscientes e aptos para tomar decisões coletivas que preservem o meio ambiente, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. E podemos começar mudando hábitos em casa, como separar e destinar resíduos de forma correta.

A coleta seletiva é uma prática voltada à separação de resíduos de acordo com a possibilidade de serem ou não reciclados. Além de contribuir para o meio ambiente é possível ajudar muitas pessoas que tem a reciclagem como fonte de renda.

Começar a separar os resíduos em casa não exige grandes esforços, só é preciso colocar em prática. Para isso separamos algumas dicas para te ajudar a começar a coleta seletiva em casa.

1-É preciso separar o lixo da residência em dois grupos:  o de materiais recicláveis (papel, vidro, plástico e metal), e o de materiais não recicláveis (lixo orgânico, espelhos, frascos de remédios, lâmpadas etc.).

2- Para facilitar o indicado é colocar pequenas lixeiras com indicações de quais materiais cada uma deve conter.

3- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

4- Resíduos perigosos como remédios, pilhas e solventes também têm que ser separados. Muitos supermercados, lojas, bancos e empresas fazem a coleta desse tipo de material para que seja dado a ele um destino adequado.

5- Ao descartar os papéis lembre-se que papel sujo não é reciclável.  Os papeis devem ser dobrados e não amassados. Dê preferência para os que estiverem secos.

6- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Agora que o lixo está separado precisa ser destinado corretamente. Se o seu condomínio já tem a coleta seletiva é só depositar nos locais indicados. Se não tem você pode verificar com a prefeitura da sua cidade pontos de coleta ou se tem a coleta residencial. Uma alternativa é encontrar uma cooperativa de reciclagem próxima a sua residência e organizar com eles a entrega.

CURIOSIDADES SOBRE RECICLAGEM

-A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.

– Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.

-Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.

-Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.

-Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

– Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.

– O vidro pode ser infinitamente reciclado.

(Fonte: ministério do Meio Ambiente)