Um condomínio é considerado sustentável quando prioriza soluções que ajudam a preservar os recursos naturais. Esse tipo de empreendimento envolve preservação do meio ambiente e bem-estar dos moradores. Além da preocupação ambiental esse tipo de empreendimento tem grande valorização, já que a busca por morar em lugares assim tem crescido. Outro ponto importante é que ao morar em um lugar sustentável além de reduzir o consumo de recursos, os moradores também acabam diminuindo as despesas gerais do condomínio.

Vamos listar aqui algumas medidas adotadas nos condomínios sustentáveis e suas vantagens.

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

Toda água da chuva pode ser armazenada e com isso utilizada para fazer limpeza de calçadas e áreas de uso comum. Essa ação além de ajudar o meio ambiente ajuda a reduzir o consumo de água do condômino.

ESTAÇÃO DE BIKE

Já pensou em ter um sistema de bicicletas compartilhadas dentro do condomínio? Em um condomínio sustentável isso é possível. Assim os moradores podem pegar a bike em um ponto do condomínio e com isso usar um transporte limpo, sem emissão de gases na atmosfera.

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS

São muitos os resíduos que geramos no nosso dia-a-dia e se depositados na natureza geram grandes problemas. Nos condomínios sustentáveis esses resíduos podem ser aproveitados. Algumas apostas é o recolhimento do óleo de cozinha, coleta de pilhas e baterias, além da compostagem coletiva. Essa compostagem gera adubo que poder utilizado nos jardins do próprio condomínio.

 

COLETA SELETIVA DE LIXO

A reciclagem do lixo pode ser implementada com a criação de lixeiras específicas para o descarte de cada tipo de resíduo, que terá o destino correto.

Além desses já mencionados nos condomínios sustentáveis a piscina é aquecida com energia solar, espaço para uma horta comunitária, entre outras ações.  Com pessoas cada vez mais preocupadas em seguir um modo de vida simples, a escolha por condomínios apoiados em práticas sustentáveis só aumenta.

O Condomínio Veredas da Alvorada é um exemplo de condomínio sustentável. Ele foi projetado para atender todas as soluções sustentáveis, contribuindo para o meio ambiente e qualidade de vida dos seus moradores. Além de todas as ações já citadas aqui o condomínio conta ainda com uma área de preservação permanente. É um espaço verde que foi reflorestado, assim os moradores terão um bosque dentro do condomínio.

Com todas as vantagens aqui listadas, fica evidente que morar em um lugar com todas essas preocupações nos garante mais qualidade de vida.