A preocupação ambiental e de redução de custos nas residências têm crescido nos últimos anos e com isso novas tecnologias vão surgindo para ajudar nesta questão. Ganha destaque no cenário nacional a energia solar fotovoltaica por ser uma fonte limpa de energia, gerar economia e valorizar o imóvel.  Uma residência com sistema de energia solar pode economizar até 95% de sua conta de luz no final do mês.

Mas como funciona a energia solar? Segundo o engenheiro eletricista, Alexandre Bernardes Bento, a energia elétrica é produzida a partir do calor e da luz solar. São instaladas placas na residência e quanto maior for a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia produzida.

Atualmente são dois modelos de funcionamento: On-grid, quando os sistemas são conectados direto a rede da concessionaria de energia. Assim se houver maior geração do que consumo ela será enviada para rede de distribuição e o responsável pelo imóvel terá desconto na conta de energia. O outro modelo é o Off-grid que é quando o sistema possui armazenamento de energia, com baterias, por exemplo.

A energia fotovoltaica ainda é recente e por isso muita gente confunde com a energia térmica que já está no mercado brasileiro a mais tempo. Segundo Alexandre Bernardes Bento, a aplicação mais comum da térmica é para aquecer a água do banho, dispensando o uso de chuveiros elétricos. “A principal diferença entre as duas tecnologias é que a energia solar fotovoltaica gera eletricidade e a energia solar térmica é destinada ao aquecimento. Ambas são ótimas formas de eficiência energética e economia” destaca o engenheiro.

Ter o sistema fotovoltaico em casa gera muitos benefícios. Além da economia na conta esse sistema tem uma alta durabilidade com vida útil de mais de 25 anos, com baixa necessidade de manutenção. O engenheiro eletricista Alexandre Bernardes destaca ainda que é um investimento com alto retorno, sem reajuste tarifário das concessionárias de energia e economia já no primeiro mês. Ele explica ainda que a instalação da energia solar fotovoltaica é a que apresenta os menores impactos ambientais, não faz nenhum barulho gerando energia e em sua utilização não emite nenhum poluente na atmosfera

 

CASAS NO CONDOMÍNIO VEREDAS DA ALVORADA JÁ VEM COM PREPARAÇÃO PARA ENERGIA SOLAR

O condomínio foi planejado pensando nas principais soluções sustentáveis e tecnológicas para seus futuros moradores. Com isso, todos os sobrados já serão entregues com a estrutura para instalação das placas de geração de energia fotovoltaica e para instalação de energia térmica para aquecimento dos chuveiros. Assim o morador que quiser instalar esse sistema em casa não terá que quebrar nada, já terá a comodidade de já ter a estrutura.