A decoração da nossa casa influencia no bem-estar de todos moradores. Ambientes organizados, as cores usadas influenciam nos dando uma sensação de tranquilidade e paz. E as plantas além de enfeitar e perfumar a residência nos dão uma harmonia, purificam o ar e aliviam o estresse. E o bom que elas podem ser usadas em todos os ambientes e em qualquer tipo de decoração.

E essa relação foi comprovada em um estudo realizado pela Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa incluir flores na decoração de ambientes tem efeito na saúde emocional das pessoas. Segundo os pesquisadores elas melhoram o humor, reduzem a ansiedade e aumentam o sentimento de satisfação com a vida.

Os elementos relacionados à natureza dão vida a qualquer ambiente e podem ser facilmente integrados aos outros itens da decoração. Segundo especialistas é possível misturar plantas, flores e ervas, incluir galhos, folhagens e até pedras nos arranjos para casa.

As plantas ornamentais são uma opção neutra para decorar ambientes coloridos. Bonsai, suculentas, cato, Zamioculca, Lança-de-São-Jorge, entre outras. Já as flores trazem um complemento ou um contraste para casa, deixando tudo mais colorido e alegre. Orquídeas, rosas, hortência, peônia, violeta, petúnia são algumas das opções de flores para usar dentro de casa.

Todo tipo de planta beneficia o ambiente de alguma forma. O mais importante é que esteja saudável e seja regada e nutrida na medida certa para que fique sempre com boa aparência. Uma planta bonita traduz que a energia de sua casa está saudável.

Confira a lista de algumas plantas para ter em casa e seus benefícios:

Violeta – Pequenas, delicadas e bonitas, as violetas trazem alegria. Suas folhas verdes e redondas ajudam no relaxamento e purificam o ambiente. Suas flores iluminam o espírito, transmitindo tranquilidade e segurança.

Lírio-da-paz – Purificador do ar, ajuda no equilíbrio do ambiente e combate pensamentos ruins. Atrai paz e pureza para o ambiente. Para mantê-la saudável, procure manter a terra sempre úmida.

Orquídea – Essa planta é bem-vinda em áreas de convivência, como é o caso da sala de estar e sala de jantar. O cultivo ajuda a combater a solidão, o estresse, a depressão e dificuldades de relacionamento.

Lavanda – É conhecida como planta de limpeza energética. Ela está associada à cura e tranquilidade, ao amor e à purificação, podendo ser cultivada em pequenos vasos. Ela tem poder tranquilizante e por isso garantirá boas noites de sono.

Espada-de-são-jorge – A tradição diz que os vasos dessa planta combatem maus agouros e maus espíritos.