Cultivar plantas em casa têm se tornado um hábito cada vez mais comum. Ainda mais para quem tem quintal em casa. Ficar mais pertinho da natureza, pode deixar o seu lar mais bonito e aconchegante. E que tal montar um jardim?

Mas antes de escolher as plantas, é preciso analisar cada espaço da sua residência. Portanto, considere as características do seu quintal como luz do sol e sombras, que são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.

Existem algumas espécies que precisam de mais cuidado e outras não. Mas também tem as que se adaptam bem a diversos ambientes. Use e abuse da criatividade.

Confira 10 opções de plantas que com certeza vão deixar o seu lar ainda mais bonito:

1- Espada de São Jorge

Essa espécie é bem conhecida e muito comum nos jardins. A planta chega a ter folhas de 70 a 90 centímetros de altura. Por isso, ela pode ser cultivada em vasos ou até mesmo em canteiros.

2- Cactos e suculentas 

Se você não tem muito tempo para se dedicar no cuidado com as plantas, os cactos e suculentas são uma ótima alternativa para o seu quintal. As espécies são bem resistentes e exigem poucos cuidados.

Algumas opções são inclusive bem fáceis de cuidar em vasos. Basta escolher um ambiente com bastante luz natural. Vale lembrar que essas plantas até toleram  eventuais esquecimentos pois precisam de pouca água.

3- Lírio da paz

Com sua inflorescência durável e de cor branca, o lírio é muito usado na decoração de ambientes internos. É uma espécie que se adapta bem ao cultivo em vasos. O lírio da paz é uma das plantas de sombra, então deixe-o longe da luz direta, mas em ambientes iluminados.

4- Zamioculcas

Essa espécie é conhecida como a planta da fortuna e prosperidade. A Zamioculcas é bem resistente à ausência de água, pois exige poucas regas em intervalos espaçados. Além disso, não necessita de muita luz para se desenvolver porque cresce bem na sombra.

5- Samambaia

As samambaias são bastante comuns em diversas casas brasileiras. No geral elas preferem ambientes bem iluminados e arejados. Mas tome cuidado com a exposição ao sol, pois pode queimar as folhas da planta.

As regas devem ser frequentes, em torno de uma a duas vezes por semana, mantendo o substrato úmido, mas não encharcado.

6 – Antúrio

Esta planta é reconhecida até mesmo por quem não tem familiaridade com a jardinagem. Seja por suas folhas grandes, largas e enceradas ou pelas flores, o antúrio é muito querido.

É uma espécie rústica, resistente, que dá pouquíssimo trabalho. Cresce bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta o sol o dia todo. Dessa forma, pode ser cultivada em vasos ou em locais menos iluminados do jardim.

7- Hibisco

É uma planta fácil de cuidar para seu quintal pois suas flores são encantadoras e de diversas cores. Não é uma espécie exigente quanto ao tipo de solo e resiste à falta de água. Consegue sobreviver com as chuvas e regas ocasionais.

O hibisco pode ser cultivado em pleno sol ou meia-sombra. Sua floração é duradoura e surge no final do inverno ou no começo da primavera.

8- Onze-horas 

São plantas pouco exigentes, gostam de sol e florescem o ano inteiro. Mas, a espécie também pode ser cultivada em meia-sombra. Sendo assim, regue de duas a três vezes por semana, se estiver plantada em canteiros.

9 – Gerânios

Os gerânios são uma espécie para se cultivar em um ambiente externo. As flores são ideais para o seu quintal pois, resistem ao sol forte. No verão você vai se surpreender com um belíssimo jardim florido, porque é quando a espécie desabrocha para receber a luz solar.

Além disso, se o seu jardim tiver pouco espaço não se preocupe pois, a planta pode ser colocada em um vaso que continuará resistente.

10 –  Lavanda 

Aromática e delicada, a lavanda embeleza diversos jardins. Além de ser uma planta ornamental, a espécie também é utilizada como medicinal. As espécies de lavanda podem ser cultivadas em casa e o plantio é simples.

Para ter sucesso no plantio da lavanda, basta garantir um espaço no chão ou em canteiros para a espécie se desenvolver. Quanto ao sol, não há regras. De acordo com especialistas, o segredo do aroma da lavanda está na quantidade de luz que as folhas recebem.

Gostou dessas dicas? Agende uma visita para conhecer os sobrados do Condomínio Veredas da Alvorada. Venha se encantar com o empreendimento e conhecer o seu futuro quintal e já imaginar como deixá-lo mais bonito.