Neste ano, com o avanço da vacinação e com a queda nos registros de casos e de mortes em decorrência do coronavírus, a expectativa é de que as famílias possam se reunir e celebrar o amor e a família no Natal.

Com a pandemia da Covid-19, a sensação que temos é de que os dias têm passado sem que a gente perceba. 

A impressão é de que foi ontem que o mundo celebrou a virada do ano com a esperança de dias melhores depois de um ano marcado pela dor, pelo luto e pelo distanciamento social.

No entanto, o tempo passou e 2021 já caminha para o seu término. Com isso, o clima natalino começa a se fazer presente nas decorações dos grandes centros e comércios, nas propagandas de televisão e no coração de quem não resiste a essa data especial.

E que tal deixar o seu lar no clima natalino? Para te ajudar nessa missão, separamos uma série de dicas de como você pode decorar a sua casa sem gastar muito. 

Escolha um tema e cores

O ideal é escolher uma cor ou tema para a decoração de Natal e decorar a casa toda seguindo essa base. Por exemplo, se você optar pelo clássico vermelho e verde, não use tons metalizados de dourado ou prata.  

Investir em itens baratos que são a cara da época, como velas e laços, é uma boa opção na hora de economizar. 

Tenha uma guirlanda

Com os mais diferentes estilos, as tradicionais guirlandas são os primeiros itens de decoração a serem vistos. 

Geralmente, os enfeites são colocados na porta de entrada, por isso podem ser considerados como uma espécie de convite ao clima natalino. 

Elas podem ser elaboradas, simples, modernas, minimalistas e construídas com elementos, como galhos, ramos, canelas, entre outras. 

Monte uma árvore de Natal

As tradicionais árvores de Natal são, sem dúvida, as principais atrações das decorações natalinas. Naturais, artificiais, coloridas, artesanais. 

Seja como for, elas não podem faltar. Além disso, a montagem delas costuma ser uma excelente oportunidade para momentos de diversão em família. 

O ideal é escolher um local onde ela pode ser vista, ser o centro das atenções. Após escolher a árvore e montar  a estrutura da árvore, comece a decoração colocando as luzes. Posicione o pisca-pisca de baixo para cima. 

Escolha a cor da luz conforme a decoração que você deseja, caso sua decoração seja mais prateada, opte por luzes mais frias, por exemplo.

Outra dica legal para envolver a família é personalizar os enfeites de Natal. Bolas natalinas com o nome da família, enfeites com fotos ou com as iniciais.

Almofadas e poltronas 

Na sala de estar, misture as almofadas existentes com outras no tema de Natal. Ou troque todas e dê à casa o ar festivo da data. Só não pode exagerar para não ficar cansativo. 

Reaproveite o que você já tem

Por serem usados apenas uma vez por ano, os enfeites natalinos não costumam estragar com facilidade, desde que sejam armazenados da forma correta. 

É possível reaproveitar as bolas coloridas, Papai Noel, as renas e até mesmo a estrela que fica no topo da árvore, além-claro das luzes de Natal e outros objetos relacionados a data. 

Pesquise e compare preços

Caso não seja possível reaproveitar os artigos natalinos dos últimos anos, a velha e boa pesquisa de preço é uma alternativa mais do que necessária para quem quer decorar a casa gastando pouco. 

Uma estratégia para não acabar se levando pelas diversas opções, é fazer um plano para cada cômodo que deseja decorar. 

É mais fácil economizar dinheiro quando você sabe exatamente o que comprar.

Gostou das dicas? Agora é só aplicar. A equipe Veredas da Alvorada deseja a você um feliz Natal e boas festas!